Conecte-se
Curta
Olá! Entre, ou cadastre-se

Nota oficial – O maior patrimônio

Patriotas

 

Como se constrói a história de uma vida? Momentos.

Como se constrói uma vida bem sucedida? Sucessos.

Como se constrói um clube campeão? Com títulos.

Como se constrói um clube com história? Vitórias (e todos os significados advindos desta palavra).

Como se constrói um clube de massa?

Esta última pergunta talvez seja um pouco mais difícil de defini-la em uma única palavra. Títulos, conquistas, ídolos, lutas contra o preconceito, mobilização para construção do patrimônio… Sim, estamos falando do Club de Regatas Vasco da Gama. Um clube que temos um bilhão de motivos para nos identificarmos, seguí-lo e idolatrarmos. Um clube que tem quase 120 anos, e ao longo desta vida arrebanhou gerações de torcedores.

Na história recente, clubes têm tentado se comunicar com mais proximidade de seus torcedores. O programa de sócio-torcedor tem vários exemplos de como trazer para perto a paixão, e a identificação do torcedor, e com isso, um aumento de potencial de investimento do clube .

Ganhar títulos, e formar ídolos, tem sido uma estratégia bem sucedida de aumentar sócios e torcedores, construindo assim, um clube de massa.

Como se destrói um clube de massa?

Esta pergunta é bem mais fácil responder. Vale apenas inverter os fatores listados acima: Preterir campeonatos de maior abrangência, em preferência aos de menor abrangência; Negligenciar ídolos do clube; e em episódio recente, agredir fisicamente sócios e torcedores.

Não obstante, a diretoria administrativa do clube resolve desvincular o campeão nacional de 2014 de uma modalidade esportiva em ascenção, o futebol americano. Mas qual o motivo do afastamento? Teriam os mesmos resultados desportivos ruins? Não. São o top 5 nacional. Seriam custosos para o clube? Não. Tem uma autonomia financeira, e ainda geram receitas para o clube e seus parceiros comerciais nas vendas de uniforme . O que aconteceu? Em uma partida de futebol, cujo resultado não foi favorável, atletas, que são sócios, se posicionaram pacificamente contra a atual administração, e  foram agredidos fisicamente.

O Vasco Patriotas, que foi nestes últimos anos o único traço de identificação com um clube, outrora, vencedor. Agora, por puro orgulho e preciosismo de pouquíssimas pessoas, se chamará apenas Patriotas.

“O orgulho dos pequenos consiste em falar sempre de si próprios; o dos grandes, em nunca falar de si.”

Voltaire

GO PATRIOTAS

Nenhum Comentário »

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *